quarta-feira, 28 de março de 2012

BALEIA

      




     Vidas secas é um romance de Graciliano Ramos, publicado originalmente em 1938. O livro, conta a história de uma família do sertão brasileiro, que passa problema sociais como: seca, fome e entre várias outras coisas. A obra de Graciliano pode ser considerada o marco para literatura brasileira contemporânea e para o modernismo.
     Baleia era a cadela da família, sempre esteve presente nas longas viagens feitas pela família. Após uma dessas viagens, Fabiano a diagnosticou com hidrofobia e mesmo depois de terem amarrado-lhe ao pescoço um terço de sabugo de milho queimado, Baleia só piorava.
Ao ver o sofrimento de Baleia e temendo que a cachorra mordesse um dos garotos, Fabiano decide mata-lá. Realizou todos os preparativos sem que a cachorra percebesse.
     Sinhá Vitória, trancou-se no quarto com os meninos atordoados, pois sabiam que o fim de sua melhor amiga e companheira estava próximo.Os meninos quiseram abrir a porta e impedir a execução de Baleia; ela era da família não podiam deixar ela morrer. Mas antes de abrirem a porta, Sinhá Vitória retomou o controle sobre eles, segurando-os novamente.
     Neste momento Fabiano andava à procura de Baleia, que tentava se esconder, já sabendo das intenções de Fabiano. Já irritado pela atitude da cachorra, Fabiano pula a janela da sala e foi em direção a Baleia. Depois de se adiar alguns passos, Fabiano voltou a colocar na vista a arma, e puxou o gatilho.
     Após o tiro, podia-se ouvir os latidos de Baleia, do quarto onde os meninos já choravam descontroladamente.

     Já sangrando, Baleia tentou correr de Fabiano e principalmente do objeto desconhecido, mas caiu antes de chegar a um esconderijo. Tentou levantar-se, não conseguia. Fabiano havia sumido, e só havia um denso nevoeiro. Baleia só pensava nos preás que subiam o morro; como queria ir atrás dos preás gordos e cheirosos. A morte havia encurralado a pequena Baleia.
      A narração da morte de baleia é a mais triste da literatura nacional, quando lemos este capitulo nós nos emocionamos, sofremos junto com a pobre cachorrinha e ao mesmo tempo sentimos raiva de Fabiano. Não gostei do capítulo pois Fabiano não tinha certeza que Baleia estava doente, pois poderia ser apenas sintomas da seca. Baleia acabou se tornando a mais querida da história e uma vitoriosa da seca.

Um comentário:

  1. Muito bem Anne!
    Teu blog está bem montado, com posts interessantes.
    Continue assim, ok?
    Aqui fica um pedaço da tua vida...
    Abs

    ResponderExcluir